19 agosto 2012

GTA IV politicamente correto: veja como se tornar um policial de Liberty City

O mod LCPDFR é uma ótima opção para quem já enjoou da campanha do GTA IV ou sempre teve vontade de jogar como policial

Depois de instalar o GTA IV - LCPD First Response 0.95 na postagem anterior, saiba mais sobre ele nesta postagem:

Na série GTA, basta um pequeno deslize para que o jogador acabe cercado por dezenas de carros de polícia, helicópteros e, às vezes, até mesmo tanques de guerra. Isso é perfeitamente normal e aceitável, tendo em vista que torna o jogo muito mais realista e adiciona aquela dose extra de adrenalina durante as missões.

Alguns jogadores de GTA IV decidiram reverter esta situação e modificaram uma série de parâmetros do jogo para que seja possível controlar personagens da polícia, ao invés do tradicional Niko Bellic. Assim, você assumirá o papel de um policial de Liberty City, que deve atender ocorrências de assaltos, assassinatos, agressões domésticas e, ainda, participar de perseguições eletrizantes.

O jogador conta com o apoio de outras viaturas, esquadrões de elite e helicópteros.


Apresentando o LCPDFR

É impressionante o resultado que os desenvolvedores conseguiram com este mod, levando em conta que eles usaram apenas ferramenta que modificam o jogo na base da gambiarra; pois o GTA IV não suporta ou oferece aplicativos para modificações, pelo menos oficialmente. A seguir, você confere os principais recursos deste mod.
Tornando-se um policial
Para ativar o mod LCPDFR, depois de instalado, basta pressionar as teclas ALT + P; com isso, o mini mapa do GTA IV receberá indicações das delegacias mais próximas. Ao seguir até a entrada de uma delas, basta passar sobre o desenho vermelho no chão para entrar.

As delegacias são representadas por estrelas no mini mapa 


A última porta permite ao jogador escolher o modelo 3D do personagem e a sua roupa. Altere os modelos com as setas laterais do teclado e confirme a seleção com a tecla Enter. Esta porta deve ser acessada antes da primeira.

A seta para esquerda muda a aparência do personagem, enquanto que a direita muda o modelo 

Na primeira sala do distrito policial, você pode escolher um parceiro para acompanhá-lo durante a patrulha (controlado pela inteligência artificial), bem como recarregar a vida e o escudo de seu personagem. Para escolher o parceiro, pare sobre o desenho vermelho no chão à sua frente e aperte a tecla E, com isso ele ganhará o quepe.

Cuide bem de seu parceiro, pois ele também pode morrer durante as missões 

Ao sair da delegacia você pode escolher o modelo do carro em que deseja trabalhar. É preciso escolher com cuidado pois cada um deles tem um ponto forte; os menores são mais rápidos, os maiores mais resistentes. Use as setas direita e esquerda para escolher o carro e aperte Enter.

O NOOSE Patriot tem uma boa resistência e estabilidade, mas peca na velocidade 

Atendendo as ocorrências

Depois de estar vestido com a roupa de policial e já ter escolhido o carro, ao sair da delegacia o seu personagem é automaticamente transportado para o veículo; só precisa esperar um pouco para o parceiro chegar até o carro. Nele é possível solicitar reforço, reponder a chamados para ocorrências e pedir apoio de ambulâncias e caminhões do corpo de bombeiros.

Ao receber uma nova ocorrência da central você pode apertar a tecla N para recusar ou então Y para aceitar; caso aceite, leia a descrição que aparece na parte inferior da tela e siga o GPS da viatura, que indica o caminho no mapa automaticamente.

Depois de aceitar uma missão (tecla Y), use o mini mapa para chegar até o local da ocorrência 
Quando chegar no local da ocorrência, os suspeitos estarão identificados com uma seta vermelha sobre as suas cabeças. Observe com cuidado toda a situação antes de se aproximar, pois normalmente os elementos estão fortemente armados e você conta apenas com a pistola fornecida pela corporação; morte quase certa para você e seu corajoso parceiro.

Evite enfrentar muitos inimigos sozinhos, o desfecho desta imagem não foi um dos melhores... 

Se você achar que precisa de reforço para conter os criminosos, basta apertar as teclas ALT + B para solicitar viaturas convencionais ou então ALT + N, para pedir o apoio da unidade de elite NOOSE que equivale a famosa SWAT. A NOOSE é sempre a melhor opção quando os criminosos estão armados com metralhadoras e outras armas de grosso calibre.

Soldados da NOOSE à esquerda e o poderoso caminhão no fundo 
Nestas situações de perigo, a inteligência artificial do GTA IV sempre faz um ótimo trabalho para dificultar a vida do jogador; isso significa que os criminosos encurralados sempre tentarão fugir roubando veículos, as vezes até vários deles dependendo do tamanho do grupo. Neste caso, a sua tarefa será perseguir e prender ou eliminar cada um deles.

Para facilitar as perseguições, também é possível e recomendado solicitar o apoio das tropas de Liberty City; bastando, para isso, apertar as seguintes teclas:
F10 - pede um helicóptero para auxiliar na perseguição;
F11 - solicita apoio da a tropa de elite NOOSE;
F12 - chama viaturas convencionais para a perseguição.
O mod é extremamente generoso, pois disponibiliza a quantidade de reforço que o jogador solicitar; portanto é preciso tomar cuidado quanto a quantidade de helicópteros solicitados para não gerar situações como esta abaixo.

Os helicópteros acabam colidindo e caem
Aviso: só é possível pedir reforço dentro da viatura.
Abordando um carro suspeito
A vida de um policial em Liberty City com o mod LCPDFR não se resume apenas a atender ocorrências, é preciso também ficar atento a carros suspeitos e comportamentos estranhos; você decide quem é suspeito. Se estiver patrulhando a cidade e achar um carro meio suspeito, basta segui-lo com a viatura e apertar a tecla Shift para solicitar que encoste.

Neste caso o motorista resolveu obedecer ao comando Shift 
Feito isto, o suspeito pode atender a solicitação e parar o carro ou então iniciar uma fuga (neste último caso, confira o tópico anterior sobre perseguições). Se o suspeito parar o carro, estacione a viatura logo atrás dele, desça para fazer a abordagem (normalmente a tecla F) e caminhe até o circulo vermelho que fica ao lado do motorista.

Saia do carro e siga até o circulo vermelho para começar a abordagem 
Ao lado do motorista, é preciso informar qual foi a infração usando as teclas F9 - veículos sem condições para trafegar, F10 - agressividade ou direção perigosa, F11 - velocidade acima do permitido, F12 se você inventou uma nova infração (maldade).
Depois de citar a infração do motorista é possível apertar as teclas F9 - entrega uma multa (depois é preciso escolher o valor), F10 - pedir para o motorista sair do carro, F11 entregar um aviso por escrito para o motorista.



Caso tenha pedido a carteira de habilitação e ainda acredite que a pessoa é suspeita, aperte a tecla F9, entre novamente em sua viatura e aperte a tecla E para consultar o sistema online:

1. Confirme usuário e senha, não precisa alterar as informações.


2. Escreva o nome completo do suspeito, tal como mostrado na pequena janela no canto inferior direito da tela.


3. Confira no relatório do sistema se tudo está em ordem com o condutor:


Suspect Name: nome do suspeito;
License state (estado da habilitação): valid (válida), invalid (inválida) ;
Warrant for arrest (pedido de precisão): no (não), yes (sim);
Citation: quantidade de passagens pela polícia;
Times stopped by LCPD: quantidade de vezes parado pela polícia de Liberty City;
DOB: data de nascimento;
Gender: sexo;

4. Com tudo certo, basta sair novamente da viatura e seguir até o desenho vermelho ao lado do motorista para devolver a sua habilitação. Caso o sistema acuse algo, é possível solicitar que a pessoa saia do carro e realizar a sua prisão (confira o próximo tópico).

Exemplo

1. Mais um dia pacato em Liberty City, quando é avistado um carro andando em alta velocidade. Então, a dupla de policiais faz a abordagem. Para a surpresa de ambos, tratava-se de uma senhora.


2. Quando solicitado os documentos, a senhora decide começar uma fuga. Os policiais voltam para o carro e iniciam a perseguição. Diante das habilidades da condutora, foi preciso solicitar apoio de viaturas, da NOOSE e de helicópteros.


3. O cerco é fechado e a criminosa parece ter sido dominada pela equipe. Foi preciso tudo isso para dominar a simpática velinha. Obs: o clarão provocado no piso vem das luzes dos helicópteros.


4. Quando tudo parecia solucionado, eis que a suspeita retira uma arma do vestido e acaba baleada. Os paramédicos tentam reanimar, mas infelizmente não tiveram sucesso.


Render um suspeito

É possível render qualquer habitante de Liberty City, seja em uma ocorrência ou não. Para isto, mude para uma arma usando as setas do teclado, segure o botão direito do mouse para mirar sobre a pessoa e aperte a tecla E para solicitar a sua rendição.

Neste caso, foi "observado" que o vendedor de cachorro quente vendeu produto estragado 
Se o suspeito recusar a rendição, você terá que mandar bala nele; normalmente os armados é que se negam. Do contrário, basta caminhar até as costas do individuo para algemá-lo; feito isso, você pode encaminhá-lo para a delegacia (F9), solicitar o transporte para outra viatura (F10) ou então dispensá-lo (F11 - não recomendado).

Exemplo:

1. Supeito agredindo a mulher, conforme informado pelo rádio. O policial anuncia a sua presença e se aproxima cautelosamente.


2. A vitima deixa o local e o suspeito não oferece resistência.


3. O suspeito é algemado e os policiais solicitam o apoio para transporte (F10), assim é possível voltar para a aventura e deixar o trabalho chato para os outros.


Instalação do mod

Segundo o desenvolvedor a modificação LCPDFR precisa dos seguintes itens:

-Versão original do GTA IV instalada;
-Microsoft .NET Framework 4.0.0;
-Microsoft Visual C++ Redistributable Package 2010 SP1;
-Games for Windows LIVE.

Diferente de outras modificações, o LCPDFR dispensa cópia manual de arquivos e a edição de registros em texto. Basta baixar e executar o instalador do GTA IV - LCPD First Response. Para jogar, é preciso finalizar a missão de levar Roman para casa e depois seguir as instruções a partir do tópico "Tornando-se um policial". Se não finalizar a primeira missão, o jogo reinicia até concluí-la.



Este mod simplifica também a instalação de outros mods
Se você estava com dificuldades em instalar outras modificações na extensão de arquivo AI, pode ficar tranquilo; o instalador LCPDFR deixa tudo pronto para ele e outras extensões funcionarem.

Para a realização desta matéria foi usada a distribuição Steam do GTA IV, que sempre oferece ótimas promoções; a licença da pessoa que escreveu esta matéria, por exemplo, saiu por apenas R$10,00 já com os 2 episódios adicionais.

0 comentários:

Postar um comentário

l

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...